quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dogmas: Liberté, Egalité, Fraternité


“Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. São considerados princípios fundamentais que devem ser respeitados por todos os seguidores dessa. Como um elemento fundamental o termo "dogma" é atribuído a princípios teológicos ou filosóficos que são considerados básicos, de modo que sua disputa ou proposta de revisão por uma pessoa não é aceita.” - Wikipédia

O fundo musical é La Marseillaise.

Que lindo: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Estas três palavras são a base de toda uma ordem social e de pensamento, um alicerce de fé na humanidade e seu potencial. Seu berço é a França e sua Revolução: humanista, laica e iluminista. Um marco imutável que proclama os direitos humanos e seus ideais progressistas e positivistas, na certeza da evolução da humanidade.

E nestas semanas houve um posicionamento nesta luta pelos direitos humanos por parte do governo através de sua primeira dama Carlas Bruni. Uma carta em que condena veementemente a posição do governo do Irã em relação ao tratamento dado Sakineh Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento segundo as leis islamicas pelo suposto assassinato de seu marido.

Só que Liberdade, Igualdade e Fraternidade parecem funcionar apenas quando no papel pois quando de serem aplicados parece que não funcionam muito bem, parece que seus defensores não são tão republicanos, tão humanistas assim. Serve para uns humanos mas não para outros...

Onde está a liberdade, a igualdade e a fraternidade na expulsão de ciganos do território francês ocorrida a algumas semanas atrás? Onde está quando setenta porcento da população francesa apoia tal medida?

Onde estão os demais países da Europa, paladinos da democracia e da liberdade? Onde estão os Americanos? Calam-se porque fecham sua fronteira com o México (e apenas com o México mas com o Canadá não) ferozmente e com a mesma devoção. Já ouviu falar em Guantânamo?


Pergunta: Quantas Sakines existem nos acampamentos ciganos, apedrejadas vivas em suas almas e nas almas de seus filhos e filhas rejeitados?


E há outras situações não exploradas pela mídia. Sabia que no território francês (onde todos deviam ser livres, iguais e fraternos) é proibido praticar é proibido pregar o evangelho publicamente? Que desde 2003 é proibido a estudantes e funcionários públicos portarem símbolos ou vestimenta religiosa sob pena de expulsão? E isto inclui o quipá judeu, o vel islâmico, o crucifixo... Sabia que agora em 2009 eles proibiram que mulheres muçulmanas de se vistam com a burca em qualquer local do território francês? Nem mesmo dentro de suas casas isto é permitido. Pena: expulsão. Quanto tempo até se proibir portar literaturas subversivas como a Bíblia?

Liberté, Egalité, Fraternité, à propos et toute Hypocrisie.



“Ceticismo filosófico é procurar saber, não se tentando com a ignorância fornecida atualmente pelos meios públicos, por meio da dúvida. Opõem-se ao dogmatismo, em que é possível conhecer a verdade.” - Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário