domingo, 6 de setembro de 2009

O fim é que importa...


"No dia da paixão de Cristo morreram quatro pessoas notáveis, de que faz menção o Evangelho. Morreu Cristo, morreram os dois ladrões e morreu Judas.


Ora notai a diferença dos princípios e fins de todos.

Cristo começou bem, acabou bem; o mau ladrão começou mal, e acabou mal; o bom ladrão começou mal e terminou bem; Judas começou bem e terminou mal. Tais são as contingências das cousas do mundo, e a pouca proporção que guardam os fins com os princípios.

Muitas vezes a princípios seguem-se bons fins, como em Cristo e a maus princípios maus fins, como no mau ladrão; e outras vezes pelo contrário a maus princípios seguem-se bons fins, como no bom ladrão e a bons princípios seguem-se maus fins, como em Judas.

Por isso quem quiser julgar bem, há de aguardar pelos fins."


Pe. Antonio Vieira - Sermões



Nota do editor português, Edição contemporânia:

De padre António Vieira disse Fernando Pessoa ser o «imperador da língua portuguesa». Jesuíta, orador e escritor, nasceu em Lisboa em 1608, e morreu em 1687, no Brasil, mais propriamente na Baía. Ordenado sacerdote em 1635, lutou empenhadamente pela realização de reformas económicas e sociais. Na sua oratória, conjugou visão e pragmatismo, como seria de esperar de um homem de acção. Com uma construção literária e argumentativa notáveis, os seus sermões revelam uma intensa ligação com a vida pública, o que resulta numa prosa eminentemente funcional mas que não perde nunca o nível de universalidade necessário a toda a obra de arte perdurável. Possuidor de uma inteligência poderosíssima, padre António Vieira arquitectou mundos à medida dos seus sonhos e deixou-nos como legado uma obra que se afirmaria como um dos paradigmas da prosa portuguesa.





Um comentário:

  1. Muito legal Serginho... realmente, temos que esperar para ver os finais, porque só o Senhor conhece as intenções dos corações... Recentemente li no Facebook do Don Lynch: "Você pode fazer uma coisa boa, com más intenções"... a mais pura verdade!! bj para todos!! ;o)

    ResponderExcluir